GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA                CONECTADA A REDE

1- Painel Solar Fotovoltaico - Produz energia elétrica em corrente contínua (CC). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados em série uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

2- Inversor Solar - Converte a energia produzida pelos painéis solares em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa (110V, 220V, 380V).

3- Quadro de Luz - A energia, depois do inversor solar, vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída pela casa toda para o consumo.

4-  Consumo - A energia solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos conectados na tomada e assim reduz o consumo de energia da rede da distribuidora.

5-  Créditos de Energia Solar - O excesso de energia produzido pelo seu sistema vai para a rede da distribuidora gerando créditos de energia (kWh). Esses créditos são utilizados automaticamente quando você consome a energia da rede da distribuidora (por exemplo durante a noite).

Cartilha Educativa

 Instituto Ideal E America do Sol

Vídeo institucional sobre o Programa América do Sol, lançado pelo Instituto Ideal durante o 7o Semínário Energia + Limpa, no dia 01 de junho de 2016.

Vídeo educativo, produzido pelo Instituto Ideal, que explica em menos de três minutos o que é eletricidade solar.

PASSOS PARA AQUISIÇÃO DO SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO                      

10º

SOLUÇÃO TURN KEY (360º)

ooooooooooo
11º

DÚVIDAS       FREQUENTES

O que é Energia Fotovoltaica?


Energia Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Esse tipo de energia é produzida com o uso de células fotovoltaicas. A energia luminosa do Sol incide, através de seus raios solares, na célula fotovoltaica que, por um fenômeno físico, transforma a energia dos fótons (luminosa) do Sol em energia elétrica. É a eletricidade gerada a partir da luminosidade. Por isso quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.




Em dias de chuva, o sistema fotovoltaico gera energia? E durante a noite?


Sim, apesar de o sistema depender da quantidade de luz recebida, em dias chuvosos o sistema fotovoltaico gera energia. Isso porque mesmo em dias de chuva há radiação solar. Entretanto, a produção é menor do que em dia ensolarado. Já durante a noite o sistema não funciona. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia é encaminhada para a rede da distribuidora e vira créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite.





A produção de energia fotovoltaica faz barulho?


Não. O processo de geração de energia fotovoltaica é um processo totalmente silencioso.




Qual a diferença entre aquecedor solar e gerador solar fotovoltaico?


O aquecedor solar é o sistema capaz de aquecer a água ou o ar através do sol, e o gerador solar fotovoltaico é converte a luz do sol em energia elétrica para o imóvel.




Se minha produção for maior que meu consumo de energia, posso vender o excedente à distribuidora?


Não. Porém de acordo com uma resolução da Aneel, se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente será computada como créditos na distribuidora. Esses créditos estarão demonstrados na conta de luz e poderão ser consumidos em até 60 meses. Outra vantagem do sistema é que esses créditos poderão ser utilizados em uma outra localidade, desde que ela esteja cadastrada na mesma concessionária e com registro no mesmo CPF ou CNPJ da localidade geradora. Exemplo: quem tem um sistema instalado na casa de praia e produz mais energia que consome, pode utilizar os créditos em sua residência na cidade.




Qual o tempo de vida do Sistema de Energia Solar fotovoltaica?


O tempo de vida em média estimado é de 30 anos (eficiência). Para as usinas de sistemas fotovoltaicos (Fabricantes) a garantia é de 25 anos. Para o cliente final residencial, o que normalmente se dá é uma garantia entre 5 e 10 anos contra defeitos de fabricação nos módulos fotovoltaicos e inversores.




É possível “zerar”a conta de luz?


Não. Se você produzir mais energia do que consumiu e no final do mês você acumular créditos você será obrigado a pagar uma taxa mínima para a distribuidora: “Custo de Disponibilidade”. Esse custo varia de acordo com o tipo de ligação: monofásica: valor em moeda corrente equivalente a 30kW/h. bifásica: valor em moeda corrente equivalente a 50kW/h. trifásica: valor em moeda corrente equivalente a 100kWh.




Em caso de queda de energia da concessionária, terei energia pelo sistema?


Não. o inversor irá desligar e isolar seu sistema automaticamente. Isso acontece por questões de segurança do prório inversor, uma vez que existe norma técnica para evitar acidentes, garantindo que o sistema não forneça energia à rede quando técnicos tenham feito o desligamento para manutenção ou reparo. Entretanto há uma alternativa, o Sistema Híbrido. Este é um sistema fotovoltaico ligado a rede com um sistema “no-break” com banco de baterias, que garantem o fornecimento de energia em casos de queda de energia da rede. Em casos de racionamento de energia o sistema fotovoltaico continua funcionando normalmente.




Os produtos que compôe o sistema On-Grid devem ser homologados pelo Inmetro?


Sim, todos os módulos e inversores que serão conectados a rede da concessionária devem possuir a certificação do Inmetro, isso garante a qualidade do produto.




Quais os benefícios para o meio ambiente?


São vários os benefícios - É proveniente da radiação solar que é uma fonte limpa, abundante e inesgotável; - Não é necessário a ocupação de grandes áreas para a instalação do sistema, como acontece no caso das hidrelétricas em que grande área é inundada. Logo, não degrada o meio ambiente;- Sua produção não deixa resíduos, como acontece no caso das termelétricas em que gases poluentes são emitidos. Logo, é uma energia limpa ou ecológica.




Existem linhas de financimaneto para aquisição do sistema?


Sim, existem várias, para pessoas físicas e jurídicas como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Banco do Nordeste e BNDES, além dos programas Desenvolve São Paulo, Pronaf, Proger, FCO Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, consulte seu banco para saber mais.




O sistema pode valorizar meu imóvel?


Sim, Foi feito um estudo nos Estados Unidos, onde é certificado uma valorização média de 8% nos imóveis que possuem sistemas fotovoltaicos. A tendência é que no Brasil aconteça a mesma coisa, tendo em vista que uma casa com sistema de energia solar tem sua conta de energia reduzida quase a zero.




Qual o payback (retorno) do meu investimento?


Hoje o payback de um sistema fotovoltaico varia entre 6-9 anos, dependendo do local e da região que o sistema será instalado. Com os aumentos esperados da tarifa energética nos próximos anos, a previsão é que o payback do investimento do sistema diminuirá ainda mais, podendo chegar a 4 ou 5 anos.




Existem incentivos fiscais para instalação do sistema de energia solar fotovoltaico?


Diversas cidades brasileiras estão oferecendo incentivos para geração de energia fotovoltaica. Esses incentivos podem vir como descontos do IPTU do imóvel, e Impostos como ISS e ITBI o que já é mais uma boa vantagem financeiramente falando. Os módulos e demais equipamentos são beneficiados por alíquotas mais baixas de importação, o que contribui para reduzir o custo dos sistemas. Além disso o governo federal já aprovou a isenção total de PIS e COFINS da geração distribuída e a maioria dos estados isenta também a cobrança do ICMS sobre a energia injetada na rede.




Posso instalar em um local e utilizar em outro? Residencial, Comercial, Rual, Industrial?


Sim, desde que os pontos de geração e consumo estejam dentro da área de concessão de uma mesma distribuidora. O projeto pode ser AUTOCONSUMO REMOTO,(mesmo CPF ou CNPJ), por GERAÇÀO COMPATILHADA, (1 CPF ou CNPJ Proprietário com vários CPF's e/ou CNPJ's juntos, por MULTIPLOS EMPREENDIMENTOS, (Condomínio proprietário do sistema com cotas para os demais).




Posso instalar por conta própria?


Não, os sistemas de geração fotovoltaica On-Grid (ligados a rede), necessitam de empresa de engenharia para o desenvolvimento do projeto, com Anotação de Responsabilidade Técnica ART, para devida homologação na concessionária de energia elétrica..




Tenho que fazer alguma adequação ao sistema elétrico da minha casa?


Não é necessário fazer qualquer adequação. Os sistemas são projetados para funcionar de forma integrada às instalações existentes em sua casa ou empresa.




Como posso acompanhar a geração do meu sistema?


Caso o sistema seja instalado em um ponto com conexão com a internet é possível acompanhar a geraçào de energia em tempo real através de um aplicativo para celular. Caso não haja conexão o inversor irá sempre informar quanto o seu sistema está gerando através de um display visor integrado ao produto.




O sistema requer manutenção?


Por não conter partes móveis, o sistema não requer qualquer tipo de manutenção preventiva. Anualmente é recomendável uma limpeza simples dos painéis para garantir a máxima performance. Normalmente a chuva toma conta desse trabalho, mas durante períodos de seca, ou em locais com muita poeira, uma limpeza pode otimizar bastante a geração de energia. O único equipamento necessário para esse trabalho é um pano úmido.




O sistema utiliza baterias para armazenar energia?


Não. A eliminação das baterias é uma das grandes vantagens da geração distribuída. Como a sua casa continua conectada à rede da concessionária, nos momentos onde a geração de energia é maior do que o consumo, o excedente é exportado para a rede. Assim, ao invés de carregar as baterias, são gerados créditos que podem ser compensados futuramente. Isto também garante que em momentos onde o consumo de energia é maior do que a geração você sempre terá a mesma energia sendo fornecida à sua casa ou empresa.





LINHAS DE CRÉDITO

Av. Consul Assaf Trad 2134 - Sala 01

Vila Margarida

Cep. 79023-000

Campo Grande - MS

(67) - 3352-0538

(67) - 99173-6005

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Black Instagram Icon
NAS REDES SOCIAS

© 2017 por E-Solaris. Todos os direitos reservados